23/01/2019

A inversão da condição do rico avarento após a morte: Uma exegese da parábola do rico e Lázaro

Exegese apresentada por André Aloísio, em 2018, ao Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper, em São Paulo, como requisito para aprovação na disciplina Metodologia Exegética Aplicada ao Novo Testamento, ministrada pelos Profs. Rev. Daniel Santos Jr e Rev. João Paulo T. Aquino.

A tese do autor é que a passagem de Lucas 16.19-31 ensina que a condição do rico avarento será invertida após a morte (v. 25) de forma irreversível (v. 26) e que a única forma de se evitar esse destino é através de ouvir as Escrituras (v. 29), não de contemplar milagres (v. 31).

O autor defende essa tese em três capítulos: primeiro, o estudo contextual, onde são examinados os contextos histórico, literário e canônico da passagem em questão; segundo, o estudo textual, onde a passagem é analisada a partir do texto grego até a determinação da sua mensagem para a época da escrita; e terceiro, o estudo teológico, onde são apresentadas a mensagem da passagem para os dias atuais e também sua teologia, com implicações para as teologias bíblica, sistemática e prática.

Populares