27/07/2017

A Trindade é uma sociedade? Uma avaliação do trinitarianismo social

Monografia apresentada por André Aloísio, em 2017, ao Centro Presbiteriano de Pós-Graduação Andrew Jumper, em São Paulo, como requisito para aprovação na disciplina Doutrina da Trindade, ministrada pelo Prof. Rev. Heber Carlos de Campos Junior.

O trinitarianismo social é um entendimento sobre a doutrina da Trindade que vê as três pessoas como uma comunidade e prioriza-as sobre a única essência. Este trabalho é uma avaliação dessa perspectiva trinitária e pretende demonstrar, ao contrário do trinitarianismo social, que tanto a unidade da essência quanto a diversidade das pessoas são igualmente fundamentais em Deus.

No primeiro capítulo, define-se mais precisamente o trinitarianismo social como uma perspectiva que nega ser Deus monoconsciente e afirma-se mais detalhadamente a tese, no sentido de que a personalidade pode ser atribuída tanto à unidade quanto à diversidade divinas, e de que Deus é um ser tanto monoconsciente quanto triconsciente. O segundo capítulo apresenta um breve histórico do trinitarianismo social e seus principais expoentes. Nos terceiro e quarto capítulos, argumentos a favor e contra o trinitarianismo social são apresentados e a tese deste trabalho é desenvolvida, levando à conclusão de que a Trindade não é uma sociedade.


Populares