02/12/2014

A Trindade Imanente: Unidade de essência e diversidade de pessoas como igualmente fundamentais em Deus

Monografia apresentada por André Aloísio, em 2014, ao Seminário Teológico do Nordeste, em Teresina-PI, como requisito para a obtenção do grau de Bacharel em Teologia.

A doutrina da Trindade consiste na afirmação de que há um Deus em três pessoas. Isso, no entanto, não explica como Deus é um e três simultaneamente. Este trabalho oferece essa explicação ao abordar o assunto da Trindade imanente ou ontológica, que diz respeito à Trindade em Si mesma, em contraste com a Trindade econômica, que é a Trindade em Sua relação com o mundo.

Ao tratar da questão da unidade e da diversidade em Deus, a tese deste trabalho é que a unidade da essência e a diversidade das pessoas são igualmente fundamentais em Deus. Isso é desenvolvido no sentido de afirmar tanto a consubstancialidade das pessoas e a habitação mútua entre elas quanto as distinções e relações entre as pessoas e a ordem entre elas. Toda essa tese é construída sobre a regra de que a Trindade econômica é a Trindade imanente, no sentido de que a revelação que Deus faz de Si mesmo reflete exatamente aquilo que Deus é em Si mesmo.

Para se defender essa tese, primeiramente, examina-se o desenvolvimento histórico da doutrina da Trindade imanente, com o objetivo de mostrar como a unidade da essência e a diversidade das pessoas em Deus foram entendidas no decorrer da História. Depois, analisam-se os fundamentos bíblicos da doutrina da Trindade imanente, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, para verificar como a própria Escritura apresenta a unidade da essência e a diversidade das pessoas em Deus. Então, apresenta-se a formulação teológico-sistemática dessa doutrina, quando é demonstrada a tese de que a unidade da essência e a diversidade das pessoas são igualmente fundamentais em Deus. Conclui-se o trabalho, enfim, com aplicações dessa doutrina para diversos aspectos da Teologia e da vida.



Retratações:

Não acredito mais que o Filho obedece ao Pai na Trindade Imanente. Leia a monografia O Filho obedece ao Pai na Trindade Imanente? Uma avaliação da controvérsia recente.

Não acredito mais que Van Til está errado ao dizer que Deus é uma pessoa. Leia a momografia A Trindade é uma sociedade? Uma avaliação do trinitarianiamo social.

Passei a acreditar com o Cristianismo histórico e contra Calvino que a geração do Filho envolve sim a comunicação da natureza divina do Pai ao Filho.

Populares